Checklist de Indicadores e estatísticas mais importantes da construção civil
Tomadas de decisão a nível industrial sempre exigem bastante cuidado e avaliação correta por parte de todos os envolvidos na direção de uma empresa, portanto não é raro que indicadores de desempenho e estatísticas sejam frequentemente consultados por empresários e interessados na construção civil.
E por conta de o setor da construção civil ser importantíssimo para o país e que demanda muito investimento, alterações nos índices de inflação, PIB, mão de obra e outros, costumam causar impactos substanciais em toda a sua cadeia de produção.
O que são indicadores de desempenho?
De um modo geral, Indicadores de Desempenho são métricas pré-estabelecidas que auxiliam na avaliação da performance.
Na construção civil, esses indicadores costumam ser utilizados para a otimização de processos e definição de padrões de comparação junto a concorrência.
Esse instrumento é também chamado de KPI, uma sigla em inglês que significa indicadores-chave de desempenho, cujo seu rastreamento e medição serve para atuação preventiva em diversos casos em que se constata alguma adversidade.
Tipos de indicadores
Os tipos de indicadores mais conhecidos e utilizados são:
- Indicadores de Produtividade: apresenta a relação da quantidade de entregas e os recursos empregados num determinado espaço de tempo.
- Indicadores de Qualidade: relação entre o número de entregas dentro do padrão e as entregas totais.
- Indicadores de Capacidade: a quantidade de entregas que um processo consegue fazer com determinados recursos em um certo período de tempo.
- Indicadores Estratégicos: mostram o quanto a empresa está próxima de atingir seus objetivos estratégicos.
Principais indicadores de desempenho
Dentro desses quatro tipos, os indicadores ou KPIs da construção civil possuem funções e métricas bem específicas e direcionadas para uma atividade própria.
Conheça alguns dos principais:
ROI (Retorno Sobre Investimento)
Como o nome já diz, é um indicador de desempenho financeiro relacionando o lucro líquido e o custo do investimento. Ele é muito utilizado, inclusive, para planejar novos investimentos apresentando possíveis pontos de ajuste de orçamentos buscando um retorno mais favorável.
Fluxo de Caixa
Um indicador que é básico, porém é muito poderoso, pois fornece dados importantes a respeito de todas as receitas e despesas da empresa.
Quando bem estruturado e organizado, pode antecipar possíveis situações desfavoráveis em relação às finanças da empresa, facilitar o planejamento e evitar atrasos e faltas nos pagamentos.
Segurança do Trabalho
Indispensável na indústria, esse é um dos mais importantes porque diz respeito à vida dos trabalhadores. Com ele é possível ter controle sobre o número de acidentes de trabalho, acidentes com terceiros, autuações dos órgãos competentes e equipamentos de proteção, entre outros.
Desperdícios e Perdas
Por estar diretamente ligado com a produtividade da indústria, esse indicador aponta as falhas e eventuais desperdícios cometidos ao longo do processo produtivo. Empresas desatentas a esse indicador comprometem a sustentabilidade de seus negócios.
Produtividade
É utilizado para medir a produtividade da mão de obra e o consumo de materiais.
Para facilitar, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) lançou um manual com todas as informações detalhadas sobre esse indicador com instruções de utilização e realização de cálculos.
Satisfação de Clientes e Colaboradores
Pode ser mensurada por meio de pesquisas e relatórios, de forma anônima (para colaboradores) ou não, com o intuito de demonstrar o que os clientes estão achando da experiência de compra e o que os colaboradores estão achando do ambiente de trabalho e todas as suas atribuições.
Estatísticas
Mas não somente de indicadores vive a indústria, o empresário mais atento além de acompanhá-los, procura também estar informado acerca de questões macro que normalmente influenciam em toda a indústria.
Tais questões dizem respeito a panoramas de inflação, desemprego e de outros dados importantes para a compreensão do cenário econômico como um todo.
Outros índices e estatísticas que costumam ser avaliados com mais freqüência são:
Inflação
Pode ser causada por demanda ou custos de produção e afetar diretamente a indústria, pois interfere nos preços de insumos para obras.
Em 2022 a inflação bateu a casa de 51%, a maior alta registrada desde o primeiro trimestre de 2015, preocupando empresários e sendo apontado como o principal problema do setor.
Custo de construção
Sendo medido por metro quadrado, é comumente utilizado quando se pretende verificar quanto será gasto numa obra mesmo que esta ainda esteja na planta.
O custo médio em 2022 é de R$ 1601,76 e apresentou variação de 2,17% no mês, 5,77% no ano e 15,44% em doze meses.
Mão de obra
Por mais que haja avanços da chamada Indústria 4.0, o fator humano não deixa de ser essencial para qualquer obra.
O controle e cuidado com essa variável é determinante para o sucesso de um empreendimento, por isso a indústria não abre mão de olhar atentamente para esse indicador visando manter seu quadro de colaboradores sempre engajado e comprometido.
Poder de compra
Essa estatística está ligada diretamente à inflação, pois é ela quem dita o poder de compra do consumidor já que incide sobre o valor real do salário.
Quanto mais defasado o salário perante a inflação, menor o poder de compra, significando que as construtoras precisam constantemente se adequar a essa questão para criar ofertas que sejam interessantes e viáveis financeiramente.
Índice Nacional da Construção Civil
Pela importância e relevância que tem a construção civil para o Brasil, o Governo criou em 1985 um índice próprio para o setor, que por estar ligado ao IGP (Índice Geral de Preços) é utilizado, inclusive, pra compor o cálculo da inflação.
Em 2022 o índice acumula alta de 7,20% no ano e 11,75% em doze meses.
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) é o valor total de riqueza gerada por um país. O setor da construção civil tem um peso considerável nessa estatística e qualquer situação que interfira no avanço das obras reflete diretamente no PIB.
A estimativa para 2022 é de 1,7% de crescimento segundo projeção do Banco Central.
Conclusão
A partir desses dados, o direcionamento dos negócios da empresa se torna mais preciso e justificável fazendo com que qualquer investimento seja mais certeiro quando amparado por indicadores e estatísticas.
E na construção civil os investimentos são constantes, principalmente quando se pensa nos avanços tecnológicos.
Assim, a Lubrimatic oferece serviços que atendem diretamente o setor de construção e também indiretamente, como siderúrgicas, metalúrgicas, mineradoras e outros setores industriais. Conheça as soluções em nosso site.