Como a tecnologia está distanciando as pessoas do risco laboral
A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas e, com isso, a prevenção de acidentes de trabalho avança a passos consideráveis, tendo em mente que todo trabalho tem como objetivo resolver problemas de pessoas reais.
Sistemas de monitoramento, softwares de gestão e outras ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas para desenvolver uma cultura de segurança no trabalho, buscando identificar riscos, prevenir acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores.
A importância do uso da tecnologia na prevenção de acidentes de trabalho
Uma das principais vantagens da tecnologia é a sua capacidade de monitorar e controlar os ambientes de trabalho, permitindo assim identificar e corrigir eventuais riscos antes que estes se materializem em acidentes.
Além disso, a tecnologia também pode fornecer informações sobre as condições laborais e os perigos existentes, tornando possível uma avaliação cada vez mais precisa.
É fundamental que todo processo produtivo tenha como prerrogativa a criação de mecanismos e estratégias de proteção do trabalhador. Conheça abaixo algumas medidas importantes para que isso ocorra:
Iniciativas tecnológicas para a prevenção de acidentes de trabalho
O uso de softwares de gestão de segurança do trabalho é uma iniciativa que se destaca.
Esses sistemas permitem o registro e o gerenciamento das informações relacionadas à segurança do trabalho, facilitando o monitoramento dos riscos e a tomada de medidas preventivas.
Outra iniciativa tecnológica interessante é o uso de sensores para monitorar as condições ambientais dos locais de trabalho. Esses dispositivos podem detectar anomalias nos níveis de temperatura, umidade e pressão, por exemplo, o que pode indicar a presença de perigos para os trabalhadores.
Vale destacar que, tanto a utilização de softwares quanto de sensores, pode ser aplicada em máquinas que tornam o serviço do trabalhador mais seguro, como é o caso dos robôs de demolição, que são controlados via bluetooth e permitem que os operadores mantenham distância segura do local em que o serviço está sendo realizado.
ESG e o humano como foco central
Uma das principais razões pelas quais as empresas estão buscando adotar uma abordagem ESG é porque as diretrizes podem ajudar a reduzir os riscos operacionais, contribuindo para um parque produtivo mais saudável.
Por exemplo, uma empresa que possui uma política de gestão ambiental responsável pode minimizar o risco laboral (ou mesmo anulá-lo), além de evitar multas e outras sanções decorrentes da violação da legislação ambiental.
Da mesma forma, uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários pode evitar problemas relacionados à falta de produtividade, absenteísmo e rotatividade elevada, que acabam refletindo também na segurança do trabalhador, que passa a se arriscar menos no caso de empresas estruturadas e que oferecem melhores condições de trabalho.
Conclusão
O avanço da tecnologia está mudando a forma como as empresas lidam com riscos laborais e a Lubrimatic é uma empresa que apóia esse movimento, trabalhando com equipamentos e políticas que prezam pela segurança das pessoas.
A Lubrimatic é detentora da maior frota de robôs de demolição Husqvarna do Brasil, pois entende que isso significa contar com o que há de melhor nesse mercado, principalmente no quesito de diminuição de riscos de acidentes de trabalho.
Conheça as soluções da Lubrimatic e proteja sua empresa e seus funcionários do risco laboral!
Fonte das imagens: Adobe Stock