Robôs de demolição aliam tecnologia e segurança ao canteiro de obras
Os Robôs de demolição vieram ao mercado para mostrar todo seu potencial de prevenir acidentes e transformar os conceitos da construção civil e da indústria metalúrgica e siderúrgica.
Há poucos anos atrás, robôs e equipamentos de operação remota eram difíceis de serem encontrados. A tecnologia de automação levou um pouco mais de tempo para chegar na construção civil, quando comparada a outros setores como a produção e o manuseio de materiais.
Mas a indústria passou por uma grande revolução e, por conta da necessidade de aumento da produtividade e da segurança do trabalhador, o mundo da construção e demolição procurou máquinas inteligentes para solucionar alguns de seus maiores problemas.
A falta de mão de obra qualificada e o aumento da demanda
Esses são problemas significativos: A construção encara a falta de mão de obra qualificada há anos e centenas de milhares de vagas permanecem não preenchidas.
Uma pesquisa sobre mão-de-obra qualificada feita pela AGC e AutoDesk mostrou que, já em 2019, 80% das empresas reportaram dificuldades nas contratações. Como resultado, a produtividade da construção despencou à medida que a demanda por moradias disparou.
Então, como as empresas de construção e demolição podem desempenhar suas atividades com melhor custo-benefício? Com soluções robóticas.
Com o contínuo avanço da Inteligência Artificial, robôs podem auxiliar equipes menores, permitindo-lhes fazer o uso estratégico de uma mão de obra qualificada reduzida.
Essas máquinas podem lidar com o trabalho pesado – figura e literalmente – para reduzir o tempo de inatividade, auxiliar nos custos e aumentar a produtividade.
Um jeito mais seguro de trabalhar
A tecnologia robótica pode fazer muito mais do que simplesmente impulsionar a produtividade. Quando usada adequadamente, ela pode salvar vidas!
A construção e demolição ainda continua sendo uma das indústrias mais perigosas para trabalhadores. Em 2018, era líder no número de acidentes fatais nos Estados Unidos, representando 20% de todas as fatalidades no local de trabalho.
É exatamente nesse ponto onde robôs e operações remotas podem ter o impacto mais significativo, assumindo as tarefas que são mais perigosas para manter vidas humanas fora de perigo.
Operações remotas
Controles remotos permitem que o trabalho seja realizado da maneira mais segura possível. Um escavador controlado remotamente, por exemplo, tira o operador da cabine para trabalhar de uma alocação estável para uma melhor visibilidade, protegendo tanto o operador quanto outros no canteiro de obras.
Elevação pesada
Robôs de elevação podem ajudar na colocação de tijolos, eliminando o trabalho extenuante e permitindo que os profissionais se concentrem nas partes mais delicadas do processo.
Tarefas repetitivas
Máquinas inteligentes também podem desempenhar tarefas repetitivas, reduzindo o risco de fadiga por vibrações e outras lesões (como LER) provenientes de movimentos repetitivos.
Esses avanços mostram que a tecnologia é capaz de fazer aquilo que sempre foi almejado: assumir as atividades mais perigosas, empoderando profissionais e salvando vidas.
Desafios existem
Apesar desse potencial, os robôs na construção encaram um problema. Uma pesquisa sobre a percepção do trabalhador sobre as novas tecnologias, constatou que, enquanto 30% acham que a nova tecnologia pode tornar o trabalho mais seguro, 46% estão preocupados com os possíveis riscos da robótica.
Ainda existe a necessidade de treinamentos que mostrem como os robôs podem ser usados de forma segura, com protocolos adequados e medidas de segurança cibernética em vigor.
Para que os robôs possam fazer uma transformação significativa, a indústria precisará identificar qual a real definição de segurança no canteiro de obras e encarar de frente a falta de conhecimento das equipes de trabalho sobre as facilidades que essa tecnologia traz.
Nosso conceito de proteção deve se estender além de capacetes e óculos para incluir medidas funcionais e operacionais que permitam que máquinas e pessoas colaborem com segurança em todo o fluxo de trabalho.
Isso também significa a implementação de segurança cibernética em novas máquinas conectadas para gerenciar o acesso e reduzir as oportunidades de hackers em cada terminal.
Saiba mais
A implementação desses parâmetros se torna mais eficiente ao terceirizar o trabalho com máquinas pesadas.
A Lubrimatic possui a maior frota do Brasil de robôs de demolição modelo Husqvarna DXR e oferece as melhores soluções em equipamentos e ferramentas para aplicações siderúrgicas e industriais.
Fale conosco para saber como melhorar a produtividade no seu canteiro de obras e na sua indústria siderúrgica.