Abril Verde mobiliza pessoas para a prevenção de acidentes de trabalho
Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST-PB. O que marca o mês para chamar a atenção para o grave problema que são os acidentes de trabalho, que prejudicam muitas pessoas no Brasil e no mundo. Verde é a cor que simboliza a Saúde e a Segurança no Trabalho, e foi a cor escolhida para simbolizar o laço.
Na quarta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, aconteceu a abertura do Abril Verde, com audiência pública online. O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Mobilização em prol da Segurança no Trabalho
A mobilização é necessária e tem como objetivo maior reduzir os acidentes em ambiente de trabalho e qualquer situação que possa agravar a saúde do trabalhador.
O envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e etc, é necessário para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem nesse universo e em decorrência do mesmo.
Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso diae produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.
Estatísticas sobre acidentes de trabalho
Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. A maioria ocorre com trabalhadores entre 20 e 39 anos e a relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (300.549) do que no feminino (150.054).
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo, e o número de acidentes de trabalho fatais chega a 321 mil anualmente. Além disso, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho no mundo.
As estatísticas da OIT também colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalhadores, com quase 4 mil mortes anuais em decorrência desse tipo de acidente, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Rússia.
Segundo os dados do Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho (AET 2017), o Brasil vem conseguindo reduzir, nos últimos anos, o número de mortes (de 2.288 em 2016 para 2.096 em 2017) e acidentes registrados (de 585.626 em 2016 para 549.405 em 2017) no ambiente de trabalho.
Onde podemos melhorar
Os dados ainda são preocupantes, considerando que o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial. No Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida, conforme Procuradoria Geral do Trabalho em Brasília.
Os Técnicos de Segurança ainda têm grandes desafios. Entre eles, gerenciar todas as categorias de riscos dentro das empresas e promover o atendimento às normas de segurança e saúde, favorecendo condições adequadamente seguras e saudáveis para que os trabalhadores exerçam suas atividades de modo mais produtivo.
Conclusão
Mobilizar e levar adiante o plano Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais e ter um trabalho saudável e sem acidentes. Conscientização é necessária e somente com o envolvimento e com a troca e acesso a informações é que estabelecemos uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.
Segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um!
Nós da Lubrimatic nos preocupamos em todos os sentidos com a correta aplicação das leis, regras gerais e cuidados para nossos colaboradores e clientes. Buscamos acima de tudo manter a higiene, sanidade, segurança e proteção das pessoas. Conheça mais sobre nossa empresa.
1 Comment
[…] exemplo de campanha é o Abril Verde, que se trata de uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba […]