Descarbonização avança com novas soluções para a indústria
A descarbonização é um processo para diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases que causam o efeito estufa, sendo que as soluções para a indústria são cruciais, pois a maior parte das emissões de CO2 provém da queima de combustíveis fósseis em processos produtivos industriais.
No entanto, a preocupação com o meio ambiente não pode parar por aí. É preciso reforçar os esforços visando minimizar os impactos causados ao planeta, de forma que soluções inteligentes e eficientes possam manter o crescimento industrial e ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental.
Retomada da produção pós-pandemia
Com a produção industrial retornando aos ritmos normais, a preocupação com o meio ambiente volta à pauta e necessita ser reforçada.
Assim, é importante que as empresas redobrem os seus esforços para diminuir o impacto ambiental causado pelos seus produtos e serviços porque, mesmo com a pandemia, as mudanças climáticas não deixaram de afetar o planeta, por isso, é fundamental que se busque alternativas para reduzir o uso de materiais nocivos à natureza.
Investir em energias renováveis e diminuir o desperdício de materiais, além de ações que envolvam diretamente os processos produtivos industriais, que é onde entra a questão da descarbonização, estarão cada vez mais próximas de serem alcançadas através de esforços conjuntos e parcerias entre os setores.
A importância da descarbonização na indústria
A descarbonização da economia é uma das principais metas do Acordo de Paris para impedir o impacto industrial no meio ambiente. A indústria, que representa aproximadamente um terço das emissões de dióxido de carbono (CO2) no mundo e atingiu o récorde histórico de emissão em 2021, é o principal alvo na luta contra as mudanças climáticas.
As medidas de descarbonização da indústria envolvem a redução das emissões de CO2 e outros gases causadores do efeito estufa por meio da melhoria da eficiência energética, do uso de energias renováveis e da captura e armazenamento de carbono.
Com o meio ambiente sendo um dos protagonistas da preocupação da atividade industrial nos últimos anos, as soluções tecnológicas para a descarbonização da indústria, ainda que sejam de certa forma “recentes”, estão se tornando cada vez mais disponíveis e acessíveis graças aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento que têm avançado continuamente.
Novas soluções para a descarbonização
Ainda que a descarbonização da indústria seja um processo complexo, que envolve a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, com o avanço da tecnologia, estão surgindo novas soluções para auxiliar a celeridade desse processo.
Uma das principais inovações é o uso de células a combustível de hidrogênio, que geram energia através da reação química do hidrogênio com o oxigênio, sem emitir dióxido de carbono. Elas podem ser usadas em diversos setores industriais, como na geração de energia elétrica e também como motores para veículos.
Outra solução inovadora são as chamadas “energias verdes”, que são fontes de energia renovável que não causam poluição. Exemplos de energias verdes incluem solar, eólica e geotérmica, por não gerarem resíduos poluentes durante seu processo de geração de energia, tendo como vantagem que essas fontes podem ser incorporadas diretamente nas indústrias, reduzindo assim sua dependência dos combustíveis fósseis que, por sua vez, são os mais poluentes.
Um setor que avança na descarbonização é o setor de siderurgia, que se movimenta na direção de substituir o carvão pela energia elétrica no processo de transformação do minério de ferro em aço e a produção do chamado “aço verde”, que se trata de um material com as mesmas propriedades do aço comum mas que é criado sem utilizar combustíveis fósseis ou matérias-primas fósseis, evitando as emissões de CO2 e utilizando fontes de energia que não empregam esse tipo de combustível.
A contribuição da indústria para a descarbonização
O potencial que a indústria tem para contribuir com a descarbonização é gigantesco, porém, muitos desafios podem surgir pelo caminho, sendo necessárias algumas ações para colocar as medidas de descarbonização em prática:
- Adoção de novas tecnologias;
- Adesão a programas de reciclagem de materiais;
- Segurança energética;
- Substituição de matérias-primas de alto teor de carbono;
- Alto custo inicial;
- Falta de conhecimento sobre o tema e assuntos correlatos;
- Mudanças no comportamento do consumidor.
As vantagens da descarbonização para o meio ambiente
A redução significativa de emissões de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global, a criação de novos empregos verdes e a melhoria da saúde pública com a redução dos níveis de poluição do ar e da água estão entre as principais vantagens da descarbonização.
Conclusão
A descarbonização já é uma realidade na qual as indústrias precisam se adaptar, pois trata-se de um processo que almeja a sobrevivência da humanidade e o futuro da economia.
Através de projetos inteligentes, a Lubrimatic atende ao setor industrial, contribuindo na remoção de resíduos, escórias e refratários com a utilização de equipamentos que possuem tecnologias de ponta, já pensando em sustentabilidade.
E como a Lubrimatic acredita nas iniciativas de longo prazo que contribuem para melhores processos produtivos desde a sua fundação, contribui ativamente com essas iniciativas e mantém seu trabalho dentro das normas regulatórias, fomentando as melhores práticas voltadas a preservação do meio ambiente.