4 obras que pareciam impossíveis, até serem executadas

4 obras que pareciam impossíveis, até serem executadas

A construção civil surpreende cada vez mais, com obras incríveis que pareciam impossíveis de serem construídas, até que foram feitas com sucesso.

Desafiando as leis da física e nossos olhos, engenheiros e arquitetos provam que é possível fazer algo diferente do convencional.

Separamos algumas construções que são verdadeiras obras de arte.

Universidade OCAD

Quem não gostaria de estudar em uma universidade como essa?

O edifício que mais parece ter vindo de um filme infantil é o Sharp Center, uma extensão do prédio principal da universidade OCAD, em Toronto – Canadá.

Construído em 2004, o edifício da Universidade OCAD está a uma altura de 9 andares e proporciona uma bela vista da cidade.

Mas o que mais chama a atenção é o fato da estrutura parecer uma simples caixa sendo equilibrada por alguns palitos gigantes.

Esse design inovador e arrojado é responsável por atrair a atenção de muitos jovens para a universidade.

Lou Ruvo Center

Esse prédio que parece estar desmoronando é o Centro Lou Ruvo de Saúde Cerebral, localizado em Las Vegas, Estados Unidos.

O arquiteto, Frank Gehry, o projetou para representar a complexidade do cérebro humano.

Inaugurado em 2010, seu custo foi cerca de 100 milhões de dólares. No entanto, parte do dinheiro foi levantado de doações.

O Lou Ruvo é uma clínica de saúde cerebral que representa a complexidade do cérebro humano.

Os donos da clínica afirmam que as formas onduladas do edifício influenciam positivamente pacientes que sofrem de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

Olhando pelo lado de dentro, a impressão que se tem é que paredes e teto estão prestes a cair sobre sua cabeça.

American Cooper Buildings

Esses edifícios, onde um deles parece estar “pegando pela cintura” seu companheiro, são os American Copper Buildings, projetados pelo escritório SHoP Architects.

Localizados em Nova York, Estados Unidos, os prédios abrigam 761 apartamentos de aluguel residencial, divididos entre os 48 e 41 andares de cada um.

Um dos grandes diferenciais dos American Copper é a passarela suspensa a 90 metros do chão que os ligam.

Mas não para por aí: Além de ser um caminho entre as torres, a passarela possui até uma piscina. Já pensou tomar um banho de piscina tendo como vista a cidade de Nova York? Nada mal.

Edifício Cenalese

Projetado pelo arquiteto Ricardo Legorreta, o Edifício Celanese impressiona pelo fato de estar sobre uma base tão pequena quando comparado com seus 12 andares. No entanto, mesmo estando localizado na cidade do México, região propensa a terremotos, não há riscos de desabamento.

Construído em 1968, a torre de escritórios precisava ser moderna, funcional e, principalmente, resistente aos abalos sísmicos.

O resultado foi essa obra encantadora que possui uma verdadeira coluna dorsal no centro, responsável por ancorar toda a construção no solo. O restante do edifício em torno desse centro é extremamente leve, o que permite que a estrutura sobreviva.

Conclusão

Construções incríveis e inovadores como essas que vimos, mostram um pouco do que a engenharia e arquitetura são capazes de criar.

Imagine o quão complexo deve ser construir edifícios que fogem do padrão “normal” das edificações e que parecem ser fisicamente impossíveis.

Sabemos que esses prédios foram exaustivamente pensados e calculados por profissionais altamente capacitados, ao ponto de não correrem nenhum risco de falhas estruturais.

Alguns inclusive, devido aos seus designs diferentes, conseguem ser mais resistentes e seguros em situações extremas, como durante terremotos. São provas de que com criatividade, planejamento e muito trabalho, nada (ou quase nada) é impossível para a engenharia.

A Lubrimatic, por ser especialista em demolição, acredita que prédios como esses deveriam ser eternos, mas sabemos que um dia, também precisarão serem demolidos.